NUTROLOGIA

Quem é e o que faz um Nutrólogo

PRINCIPAIS SITUAÇÕES TRATADAS PELO NUTRÓLOGO

OBESIDADE E EMAGRECIMENTO

A obesidade é um fator de risco para uma série de doenças: hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. O excesso de peso pode estar ligado à herança genética, maus hábitos alimentares ou a disfunções endócrinas. Por isso, para conseguir emagrecer, é imprescindível o acompanhamento por um profissional. Nós iremos elaborar um plano nutrológico completo para que o emagrecimento seja de forma saudável.

NUTROLOGIA NA FASE ADULTA

Na fase adulta há várias vertentes, como o acompanhamento nutrológico nas gestantes prevenindo má formações fetais, alterações metabólicas permanentes do bebê que irá nascer, promoção da saúde da mãe, tudo isso iniciando no período pré gestacional até a amamentação. E na terceira idade, prevenção e tratamento de Sarcopenia (diminuição de massa muscular) e osteoporose, principais causas da Síndrome do Idoso Frágil, a qual tira a independência do idoso e provoca grande mobimortalidade nessa faixa etária. Nos mesmos, com o passar do tempo há diversas alterações anatômicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas, que repercutem na saúde e no estado nutrologico, por isso, devem ser avaliados de maneira ampla e interdisciplinar.

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL (POR BIOIMPEDÂNCIA)

Através de passagem de corrente elétrica em diversas frequências pelo corpo e em diversos segmentos do mesmo, conseguimos mensurar/estimar a massa de gordura corporal, massa magra, água corporal intra e extracelular, área de gordura visceral, massa celular corporal e relação cintura quadril .  E esse exame quando bem aplicado e com aparelho adequado, apresenta acurácia aproximada do exame “padrão ouro” para análise de composição corporal, que é o DEXA – Densitometria de Corpo Inteiro.  Portanto, a Bioimpedância fornece dados eficientes e precisos para auxiliar o nutrólogo na elaboração de um plano nutrológico mais personalizado possível.

 

NUTROLOGIA ESPORTIVA

Alimentação, aporte energético nutrologicamente adequado e Suplementação quando necessária à prática de atividades físicas. Tudo para aumento da performance física melhorando o desempenho de atletas profissionais, amadores e para quem gosta de praticar exercício físico com qualidade e saúde.

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Bulimia nervosa, anorexia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), vigorexia, pregorexia, drunkorexia e síndrome do comer noturno . Todos estes transtornos exigem acompanhamento profissional e na maioria das vezes por especialistas de mais de uma área, pois em sua maioria são distúrbios de difícil controle, exigindo tratamento sério, ordenado, interdisciplinar e mais precoce possível. O tratamento visa restabelecer a alimentação adequada, o peso considerado normal para a idade e a altura do indivíduo e reestabelecer a saúde psíquica.

DIABETES, COLESTEROL & TRIGLICERÍDEOS

O controle do diabetes e dislipidemias na maioria da vezes não é somente por controle alimentar, pois são patologias associadas a distúrbios metabólicos, sedentarismo, medicamentos, outras doenças entre outros, portanto a abordagem deve ser bem ampla e por médico mais capacitado possível.

CIRURGIA BARIÁTRICA

É fundamental a realização do pré e pós operatório de cirurgia bariátrica com profissional altamente qualificado, para que se evite complicação na própria cirurgia e após a cirurgia como desnutrição energético proteica, hipovitaminoses, sarcopenia, anemias entre muitas outras. E o acompanhamento com esse profissional é imperativamente vitalício.

ESTRESSE OXIDATIVO

Alimentação inadequada, estresse, sono inadequado, sedentarismo, esforço físico excessivo, uso de medicamentos inadequados, excesso de suplementos vitamínicos, diversas doenças entre outros, podem provocar excesso de produção de radicais livres, os quais são moléculas altamente reativas capazes de lesar células e tecidos do nosso organismo, provocando a maior parte das doenças crônicas degenerativas existentes hoje.

DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO

Intolerância à lactose, constipação intestinal (prisão de ventre), doença celíaca entre outras. Apoio nutrologico a gastroenterologia no tratamento da doença de Crohn, retocolite  ulcerativa, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável (SII), entre outras e apoio nutrologico a hepatologia no tratamento da esteatose hepática, esteatohepatite não alcoolica, cirrose hepática entre outras.

O QUE É NUTROLOGIA?

Nutrologia é a especialidade médica que trata as doenças de cunho nutroneurometabólicas, ou seja, doenças associadas aos alimentos, ao metabolismo dos mesmos e a transtornos neurológicos que também podem comprometer o equilíbrio alimento – metabolismo – dificuldade de emagrecimento – saúde – doença.

O nutrólogo apresenta intensa atuação na promoção de saúde, bem estar físico e psíquico, bem como na prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida do ser humano em todos estágios da vida. E ainda trabalha com atletas profissionais e amadores no aumento de performance.

Nossa área de atuação e extensa:

  • Emagrecimento, Sobrepeso, Obesidade e Transtornos do Peso Corporal;
  • Síndrome metabólica;
  • Dislipidemias (alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos);
  • Cirurgia da obesidade (indicação, pré e pós operatório de Cirurgia Bariátrica);
  • Esporte e atividades físicas em geral;
  • Nutrologia pediátrica, geriátrica e na gestação;
  • Diabetes;
  • Terapia nutrológica nas Doenças metabólicas;
  • Analise de composição corporal por bioimpedância;
  • Magreza Excessiva;
  • Nutrologia em Doenças do Aparelho Digestivo, câncer, Afecções Cirúrgicas, doenças Renal, Cardíaca, Hepática, Pulmonar e Hematológicas;
  • Alimentação e aporte energético nutrologicamente adequado;
  • Desnutrição Energético Proteica;
  • Anemias Carenciais;
  • Transtornos alimentares e dismórficos como: anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica, vigorexia e ortorexia;
  • Avaliação do estado nutrológico;
  • Erros inatos do metabolismo;
  • Terapia Nutrológica Enteral e Parenteral;
  • Síndrome do Intestino Curto;
  • Síndromes Disabsortivas;
  • Situações Nutrológicas Refratárias à Dieta Oral;
  • Suporte Nutrológico no Paciente Crítico;
  • Estresse Oxidativo, entre outras.

Antes de procurar um segundo especialista, agende uma consulta com um Médico Clínico Geral. Nós temos condições de identificar patologias, realizar diagnósticos e tratar inúmeras doenças.

Fazemos uma avaliação clínica e nutrológica completa e, se for necessário, indicamos de forma precisa o acompanhamento por um segundo especialista. Nosso atendimento Inclui uma consulta inicial e uma consulta de retorno com duração média de 1 hora cada.

NOSSO TELEFONE: